quinta-feira, 30 de setembro de 2010

35 semanas!!!!


"Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia. Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar. O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior. Talvez você tenha falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido. Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi. Logo seu médico deve pedir que você compareça a consultas semanais até o parto."


Cansada, minha gente. E com muita ansiedade. Ontem a Nina ganhou mais um vestido fofo dos nossos vizinhos Jana e Maurício, os pais ficaram babando e imaginando ele recheado de Nina.
Mais 3 semanas a Vó Carminha e o Vô Walter chegam, depois a Vó Celeste.
Aí a festa começa...
Amanhã tem consulta.

no aguardo amoroso
mamãe e papai

Produção de leite vai começar, o que é bom saber...

O processo começa durante a gravidez 

Você, sem dúvida nenhuma, já percebeu as grandes mudanças que ocorrem no seu corpo. Essas transformações físicas -- seios mais sensíveis, inchados e com mamilos mais escuros e aréolas maiores -- costumam ser um dos primeiros sinais de que você engravidou. Especialistas acreditam que a mudança de cor do mamilo possa ajudar na amamentação, já que seria uma espécie de "jeitinho" da natureza para orientar melhor os recém-nascidos. Outra alteração, o aparecimento de pequenas bolinhas ao redor da aréola do seio, também tem papel vital no ato de amamentar. Essas bolinhas produzem uma substância oleosa responsável por limpar, lubrificar e proteger o seio de infecções durante a amamentação. 

Por dentro das suas mamas

Talvez mais impressionante até do que as transformações visíveis são as enormes mudanças que estão ocorrendo por dentro dos seus seios. A placenta em desenvolvimento estimula a liberação dos hormônios estrogênio e progesterona, os quais, por sua vez, deflagram o complexo sistema biológico que torna a lactação possível. 

diagram of milk production in the breastAntes da gestação, as mamas são formadas por uma combinação de tecidos, glândulas mamárias e gordura (a quantidade de tecido adiposo difere de mulher para mulher, daí a enorme variedade de tamanhos e formatos de seios). O incrível é que seus seios já estavam se preparando para uma gravidez desde que você era um embrião de 6 semanas no útero de sua mãe. A criança já nasce com os principais ductos mamários -- uma rede que transporta o leite pelos seios -- formados. As glândulas mamárias não dão sinal de vida até a puberdade, quando uma enxurrada do hormônio feminino estrogênio as faz crescer e inchar. Durante a gestação, essas glândulas trabalham a todo vapor. 

No momento em que o bebê nasce, o tecido glandular de suas mamas já dobrou de tamanho, o que explica a mudança radical no número do sutiã! 

Em meio às células adiposas e ao tecido glandular localiza-se uma rede de canais, chamados ductos. Os hormônios da gravidez fazem com que esses ductos aumentem de quantidade e tamanho e se dividam em canais menores perto da região peitoral. Na extremidade de cada um deles há uma aglomeração de pequenos sacos, semelhante a um cacho de uvas, conhecidos como alvéolos. Um conjunto de alvéolos forma um lóbulo, e uma reunião de lóbulos é um lobo. Cada seio contém de 15 a 20 lobos. 

O leite é produzido dentro dos alvéolos, os quais são rodeados por diminutos músculos que pressionam as glândulas e empurram o leite para os ductos. Os cerca de nove ductos lactíferos de cada seio são como canudos isolados que chegam à extremidade do mamilo, formando um "chuveirinho" que leva o leite para a boca do bebê. O sistema de distribuição do leite fica completamente pronto já no segundo trimestre de gravidez, para que a mulher possa amamentar o bebê mesmo que ele seja prematuro. 

A produção de leite aumenta quando o bebê nasce

Produção de leite e prolactina

A produção de leite em grande escala começa de 24 a 48 horas depois que você dá à luz. Esse período é cientificamente conhecido como lactogênese. Após a retirada da placenta, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona começam a declinar. O hormônio prolactina, cuja quantidade vinha aumentando durante toda a gestação, é então liberado, para sinalizar ao corpo que é hora de produzir bastante leite. Pesquisas indicam que a prolactina é também responsável por uma sensação maior de "maternidade", daí ter sido batizada por alguns especialistas de o hormônio do instinto materno. Em geral, o leite demora mais para "descer" no primeiro filho. 


À medida que seu corpo se prepara para a lactação, ele libera mais sangue para a região dos alvéolos, deixando os seios firmes e cheios. Vasos sanguíneos meio inchados, combinados com a abundância de leite, podem deixar as mamas temporariamente doloridas, quentes e cheias demais, e provocar um ingurgitamento mamário, porém a própria amamentação ajudará a aliviar o desconforto inicial. 

Primeiro desce o colostro

Nos primeiros dias de aleitamento, o bebê será alimentado por uma substância viscosa, meio transparente e rica em proteínas conhecida como colostro. É possível que nas últimas semanas de gestação você tenha notado o vazamento de gotas deste líquido esbranquiçado (para algumas mulheres isso já ocorre no segundo trimestre). Esse precioso líquido é cheio de anticorpos chamados de imunoglobulinas, fortificantes naturais para o sistema imunológico do bebê. O leite materno se transforma no decorrer da amamentação a fim de suprir todas as necessidades da criança. 

breastfeeding flow chartPara que o bebê possa mamar, é preciso que o leite "desça" dos alvéolos. O processo funciona assim: o bebê suga o mamilo, o que estimula a hipófise a liberar os hormônios ocitocina e prolactina para a corrente sanguínea. Ao alcançar seu seio, a ocitocina provoca a contração dos pequenos músculos ao redor dos alvéolos cheios de leite. O líquido passa então para os ductos, que o transportam para os ductos que ficam pouco abaixo da aréola do seio. Ao sugar, o bebê faz com que o leite dos ductos chegue à sua boca. 

Nos primeiros dias de amamentação, talvez você sinta alguma contração no abdome, na forma de cólicas, bem na hora em que o bebê estiver mamando. A sensação sinaliza a liberação da ocitocina, que ajuda o útero a voltar ao tamanho normal (esse mesmo hormônio provocou a contração do útero durante o trabalho de parto). Também pode ser que junto com a contração venha um fluxo vaginal mais intenso de sangue, portanto capriche no absorvente. Essas cólicas são mais intensas a partir do segundo filho, e em alguns lugares do Brasil são chamadas até de "dor de parto". 
Um outro sinal é que você poderá se sentir calma, satisfeita e alegre ao amamentar. A ocitocina é, afinal, conhecida como o hormônio do amor! 

Com o aumento do fluxo de leite, é possível que você também sinta formigamento, queimação ou ardor nos seios. É fundamental estar tranquila durante a amamentação para que o leite desça com facilidade. Muitas mulheres comparam o aleitamento ao aprendizado de andar de bicicleta: pode ser complicado no começo, mas, quando você pega o jeito, fica parecendo impossível que um dia não tenho sabido fazer. 

Lembre-se de investir no repouso e na hidratação, e não use sutiãs muito apertados, para que seu peito possa se encher de leite.



Fonte: www.babycenter.com.br

sábado, 25 de setembro de 2010

A barriga vai crescendo!!!

Do tamanho do planeta Terra!
Papai fotógrafo caprichou...

A espera de Nina!!!!

















Fomos a Arraial D´Ajuda esse fim de semana, aproveitamos e fizemos uma sessão de fotos do barrigão, essa foto de nós dois foi no modo "timer" mesmo, mas até que ficou legal.
Cansaaaada...

no aguardo amoroso
mamãe e papai

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aos queridos anônimos!!!!

Adoro ver nas estatísticas do blog que ele está sendo super bem visitado, com muita gente do Brasil inteiro e em muitos países. É muito legal saber que outras pessoas estão compartilhando esse momento tão especial pra nós. Mas algumas pessoas deixam recados e esquecem de se identificar. Gente, não faz isso com grávida não..rsrsrsrsrs
Eu fico aqui tentando decifrar quem é. Eu não quero desativar a função "Anônimo" pois acaba dificultando mandar mensagens, principalmente pra quem não tem perfil em google, facebook, gmail, etc...
Facilitem, gente amiga e assinem. A grávida ansiosa aqui agradece...

no aguardo amoroso

mamãe e papai da Nina

34 semanas!!

"Seu bebê está pesando 2,2 quilos, mais ou menos, e já passa dos 45 centímetros de comprimento.O bebê está ficando cada vez mais gordinho, pois vai precisar da camada de gordura para conseguir controlar a temperatura do próprio corpo depois que nascer. Se você ainda não tomou coragem para conversar com seu bebê, este é um bom momento para começar. Na 35a semana de gestação a audição do bebê está completamente desenvolvida. Não precisa se sentir ridícula se de repente perceber que está falando com vozinha de criança. Existem provas científicas de que os recém-nascidos prestam mais atenção a sons agudos. O parto prematuro é sempre uma possibilidade preocupante, mas é tranquilizador saber que mais de 90 por cento dos bebês que nascem na 35a semana de gestação são capazes de sobreviver -- e a grande maioria sem grandes problemas de saúde. O sistema nervoso central do seu bebê ainda está amadurecendo, mas os pulmões já estão praticamente prontos a esta altura. Muitas mulheres começam a perceber uma sensação de dor ou dormência nos quadris ao caminhar, que é causada pelo afrouxamento das articulações da região pélvica, que se prepara para o parto. Se o desconforto for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico nas consultas, que agora começam a ser mais frequentes."

Mamãe ta pesada, com calor, ta remando, tá difícil, mas a gente aguenta. A ansiedade está grande, pra passar o tempo, eu to lendo muitos livros, papai até fica surpreso quando troco o livro e ele "mas já acabou esse?"
Mas a gravidez está indo bem, sem sobressaltos e é isso que importa. Mas agora, sinto falta de todo mundo e queria que minha família estivesse mais perto, eu e o papai estamos precisando de colo, estão os dois batendo a cabeça, os dois precisando de cafuné...rsrsrsrsrs
Mas não posso deixar de dizer que o papai está sendo sensacional, cuidando muito bem da mamãe. Eu não poderia ter escolhido parceria melhor nessa jornada. Mozão, te amo!!! (momento "ównnn")

é isso
no aguardo amoroso
mamãe e papai

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Desejos...

Quem disse que só a grávida tem desejos? O pai em questão também pode desenvolver alguns. O papai daqui de casa, por exemplo, tava com vontade de bolo gordo de chocolate com cobertura. Mamãe colocou a mão na massa e olha o que deu:







Gordos fazem gordiça...hahahahahah







E eu comecei a fazer as lembrancinhas, olha o começo do processo:
A toalha de plástico era a menos feia da loja, juro...rs

A lembrancinha pronta vai ficar no suspense...
Acabei de falar no Skype com a tia Nat e o tio Octavio. Morrendo de saudades. Logo logo a família Pelegrina Soares aterrissa em solo espanhol, aguardem...

no aguardo amoroso
mamãe e papai

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

33 semanas!!

"Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo. Seu médico vai monitorar com atenção a posição do bebê nas próximas semanas. Alguns bebês resolvem ficar sentados, o que pode prejudicar a perspectiva de parto normal. A cabeça do seu bebê ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado. Se for o seu primeiro filho, há mais chances de o bebê encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando seu colo do útero. (Isso acontece com cerca de metade das mães de primeira viagem). Para quem já teve outro filho, a previsão é que o encaixe aconteça uma semana antes do parto -- e em algumas mulheres o bebê só "desce" no começo do trabalho de parto."

A Nina está segundo a risca as previsões e começou a querer encaixar a cabeça no domingo. Amanhã nós vamos a médica. Hoje ela está mais quietinha, acho que o espaço está pequeno, coitada!!! 

Eu e o papai já estamos fazendo suas lembrancinhas, vão ficar lindas.

no aguardo amoroso

mamãe e papai


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Furar ou não furar: eis a questão!!!!

Eu e minha companheira de barriga, Renata, estávamos agorinha falando sobre um assunto que está nos afligindo: o furo da orelha das pequenas. Já é sabido que as maternidades não furam mais e os pediatras não aconselham a furar com aquele revólver de farmácia, que o certo é furar com o próprio brinco, mas e a coragem de deixar? E ver elas chorando? Você acha que é mole? Sente:


Ai gente, o que fazer????

Alguma sugestão??

no aguardo amoroso e receoso

mamãe e papai

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

32 semanas!!!


"Seu bebê pesa aproximadamente 1,7 quilo, e tem cerca de 42 centímetros de comprimento.Embora os pulmões estejam entre os últimos órgãos do bebê a amadurecer, seu filho já inspira o líquido amniótico, treinando para respirar e exercitando os pulmões. É possível enxergar o movimento da respiração num exame de ultra-som. Cabelo grosso ao nascer não quer dizer necessariamente que a criança vá ter cabelo grosso mais tarde, mas bebês que nascem com o cabelo bem fininho tendem a ter cabelo fino quando adultos. É provável que você esteja engordando até meio quilo por semana. Isso acontece porque nas últimas sete semanas de gravidez o bebê ganha metade do peso total que terá ao nascer. É bom garantir, portanto, que você esteja comendo bem nesta reta final. "

A mamãe esqueceu de mencionar que o vovô Walter salvou a pátria aqui em casa, mandando pro papai um super xarope pelo correio, que tirou a tosse dele com a mão. Valeu Vô!!! E mandou umas fraldinhas lindas, que a gente vai postar fotos aqui.
E agora, na passarela, mamãe pançuda:






8 meses, minha gente. Olha o design arredondado!!!!!









  

A lombar dói, mas o sorriso fica!!!

No aguardo amoroso e ansioso

mamãe e papai

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Arrumação e presente delícia!!!!

E aí que amanhã já completa-se 32 semanas, e eu e o papai, espertos que somos, já estamos arrumando tudo. 


Suas primeiras roupinhas (RN e P) estão todas arrumadinhas na primeira gaveta da sua cômoda.

Na segunda gaveta estão os paninhos de boca, coeiros, meinhas, pagãozinhos que eram do papai, etc...


Na terceira gaveta estão as primeiras toalhas, as fraldas de pano (as famosas), os babadores, os paninhos de ombro da mamãe, etc...

  
Na porta lateral da cômoda estão as coisas que ficarão em cima, mas estão guardadas pra não pegarem poeira. E junto, seus primeiros sapatinhos, que já são muitos e não precisa mais, viu pessoal? rs

                                           
 Já no guarda roupas, que tem três portas, mas só tem coisas suas em uma, pois a mamãe dominou geral, estão as suas roupinhas maiores, suas mantinhas, travesseiros, roupas de cama, vestidos, etc. Aquele bolerinho furtacor pendurado é meio velhinho, espia quem usou:
A mamãe pequerrucha no colo da vovó Méia. Eu tinha uns dois dias de vida, olha que feinha...hahahahaha


                             
Continuando a arrumação, papai Gepeto arrumando os brinquedinhos que vieram do seu primo Dudu...

...e a famosa mala de maternidade pronta!!! Olha como é style a sua, de fusquinhas...Mamãe e papai não são normais filha, coisa com florzinha é legal, mas a mamãe encheu os olhos quando viu essa, não é uma graça? Para os reclamões, a necessáire dela é rosa, tá?

E agora, um momento especial: a mamãe e o papai adoraram todos os presentes que a Nina ganhou até hoje, mas chegou pelo correio uma coisa que fez a mamãe enlouquecer, encher os zóinhos d´água...espia:

NINA BEATLEMANÍACA? Não tem preço!!!!!!

Quem mandou foi a "fiinha" adotiva da mamãe aqui. Aline, sua louca, EU AMEI!!!!!! Vc acertou em cheio, e o cartãozinho ta guardado pra sua mana ler daqui uns anos!!!Aliás, adoramos, o pai ficou fascinado....
Brigadu!!!!!

Ai, ai...agora é esperar...

no aguardo amoroso
mamãe e papai

terça-feira, 7 de setembro de 2010

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Hoje é dia de Lucas!!!!

Hoje, a nossa querida Joseane vai ser mãe. O Lucas está programado pra vir ao mundo hoje no fim da manhã. Nós duas curtimos a gravidez juntas, mas agora ela e o maridão mudaram pra Vitória da Conquista, e a gente tá daqui mandando pensamento positivo e orações pra que dê tudo certo.
Pra ela e pra mamãe aqui também, a oração da Nossa Senhora do Bom Parto


Oração à Nossa Senhora do Bom Parto - (18 de dezembro) 


Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incômodos da maternidade, nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto. Olhai por mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho, sempre pelo caminho certo, o caminho que vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem.

Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranqüila porque já sinto a vossa maternal proteção.

Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim! 



E uma foto do papai e da mamãe de hoje:


BEIJOS NOSSOS E BOA SORTE!!!!

no aguardo amoroso
mamãe e papai




Atualizando:
Olha o Lucas, que delícia:

Bem vindo, meninão lindão, e vem logo conhecer sua quem sabe futura namoradinha!!!!rs

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

31 semanas!!


"Os movimentos do bebê estão meio diferentes: em vez das cambalhotas de antes, agora ele se mexe mais devagar (com um chute ocasional, é claro!). Desde que você o sinta mexer de tempos em tempos, não há com o que se preocupar. A esta altura, a maioria dos bebês já está em "apresentação cefálica", o termo técnico para o "de cabeça para baixo".Os braços, as pernas e o corpo todo do bebê continuam sendo recheados de tecido adiposo -- e finalmente os membros são proporcionais em relação ao tamanho da cabeça. Ele pesa cerca de 1,5 quilo e já se parece mais com um recém-nascido. O comprimento total é de 41 centímetros.Talvez você perceba que seu bebê não está mais fazendo tantos movimentos bruscos quanto antes. Não se preocupe, a questão é que está faltando espaço. Acredite se quiser, ele ainda tem muito o que crescer. O bebê vai ganhar mais quase 1 quilo antes de nascer. Os órgãos do seu bebê continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos. Não se assuste se tiver engordado 2 quilos só este mês. É normal no último trimestre ganhar quase meio quilo por semana, já que o bebê está crescendo rápido para se preparar para nascer. Se estiver calor, o inchaço natural desta fase, causado pelo acúmulo de líquido, pode contribuir para seu aumento de peso. "


É minha gente, reta final. Mamãe aqui está remando, a Nina quando mexe chacoalha a mamãe toda e o papai morre de rir de ver a barriga fazer movimentos de sobe e desce.
As roupinhas já estão quase todas lavadas, faltam passar algumas peças, mas a grande maioria a mamãe já passou e guardou.A cômoda está quase cheia.
Fiz um registro dos primeiros varais se enchendo:

















Delícia de roupinhas...

no aguardo amoroso
mamãe e papai