segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mamadeira: não tenha medo!

Resolvi escrever sobre mamadeiras e digo logo porque: elas não fazem mal, minha amigas, muito pelo contrário, é uma aliada.
Antes da Nina nascer, ouvia muito as pessoas falarem sobre amamentação, que amamentar é ótimo, o ideal é amamentar até dois anos, blá blá blá. Aí eu lhes pergunto: e quando o leite não vem? Você vai desesperar, apertar as mamas como louca, maldizer a própria natureza? Não, minhas queridas, você vai respirar fundo, encarar a situação e preparar um mamazinho bem gostoso, com todo amor e carinho.
A questão é bem mais profunda do que parece e na hora do vamos ver, tem mãe que sacrifica até a saúde do filho pensando “o que vão dizer se souberem que com dias de vida ele já entrou no Nam?”. E não achem absurdo esse pensamento, porque quando eu dizia que a Nina já tomava complemento, vi muitos narizes torcidos, caras incrédulas, pessoas nada solidárias com a minha frustração.
No passar da gravidez, eu li absolutamente tudo o que vi pela frente sobre amamentação, me preparei, tomei sol nos mamilos, fiz aquela famosa torcidinha pra os bicos de formarem e quando a Nina nasceu, lá estavam eles, escurecidos, duros, a espera de encher a barriguinha dela.
A Nina nasceu numa terça-feira e até o sábado seguinte, ela tinha sonos agitadinhos, ficava quarenta minutos sugando cada seio e eu não sentia meus seios encherem e ficarem duros, como as pessoas diziam que ficariam.
Os primeiros exames da Nina (outro capítulo é tirar sangue de recém nascido...) deu a taxa de bilirrubina alta, a famosa ictiríase que é comum nos primeiros dias do bebê. Pois bem, ela foi internada no sábado pra tomar banho de luz. A santa da pediatra não receitou complemento caso precisasse, não apareceu no hospital até as 10 horas da amnhã do domingo e os enfermeiros não sabiam ligar o aquecedor do tal berço. Com meu estresse, o leite que tava pouco, diminuiu mais, ou seja, a Nina nessa madrugada passou frio e fome. Imaginem a nossa cara de raiva quando a vimos sugar em segundos uma chuquinha com 30 ml de leite quando a pediatra chegou. Como eu sou uma lady (hummm) ouvi tudo o que essa pediatra tinha a dizer, esperei a alta da Nina depois de outra tirada traumática de sangue e fui pra casa com a certeza que aquela pediatra, nunca mais.
Trocamos de pediatra naquela semana e ele disse que simplesmente eu tinha pouco leite. Que eu começasse as refeições dela com o peito depois complementaria com Nam. Com isso, meus peitos começaram a encher e eu consegui amamentar a Nina até os 3 meses, quando a bichinha bem esperta, não quis mais o peito, pois o Nam era bem mais fácil.Hehehehe Mas se não fosse essa orientação que recebi, não conseguiria nem esses 3 meses de amamentação, que foi tão importante.

Escrevo tudo isso pra alertar as futuras mamães: tomara que vocês sejam vacas leiteiras, de esguichar leite...hahahaha Mas pode ser que não seja assim, então, pra você não ter que sair correndo atrás de mamadeiras, esterilizadores, Nam, etc, já o faça antes do bebe nascer e já deixe tudo pronto CASO precise.
Na minha opinião, as melhores mamadeiras do mercado são as da Nuk (chupeta tbém)
Vocês podem começar pela linha "first choice"


E depois passar pra linha normal. Na época eu comprei duas grandes e duas pequenas, e depois quando o tempo foi passando e a Nina foi aumentando a quantidade, as menores não servem mais pra leite, mas podem ser usadas pra suco.

Aos 6 meses, é necessário trocar os bicos e as chupetas. Hoje a Nina só usa chupeta pra dormir. 

O esterilizador da Nina é o da Kuka. Esse vai de acordo com o gosto, no final, são todos iguais.


E o primeiro Nam que se usa é esse. Pode ser que o bebê não se adapte ou tenha intolerância, mas o primeiro passo é esse:

Eu queria saber de tudo isso antes da Nina nascer. Mas só de poder passar isso já me deixa feliz. Eu levei uma chupeta esterilizada pro hospital e foi ótimo. Se eu soubesse de tudo isso, já levava mamadeira, Nam e tudo mais. Mais um detalhe: como eu não queria que a Nina largasse o peito, eu nunca esquentei o Nam, pro peito ser mais quentinho e gostoso. Depois que ficou só o Nam, continuei a fazer isso pois quando saio com ela e preciso dar mama, não preciso correr atrás de esquentar, ela mama numa boa, onde quer que estivermos. Esse dosador é ótimos pra saídas:
Post super informativo, hein? hehehehehe e não é pago, é só com o intuito de ajudar!


MAMA TAMBÉM É AMOR!
MAMÃE E PAPAI

Um comentário:

  1. Nossa! Como é bom ouvir tudo isso... Também morro de preocupação com essa coisa toda de amamentação e de tanto ouvir como é perfeito amamentar ficava eu aqui no canto: e se eu não tiver leite? e se eu não conseguir? Agora estou mais tranquila. É sempre muito bom relatos de uma mãe real que vive uma vida real! Obrigada, mais uma vez Michelle! Beijinhos na Nina.

    Letícia.

    ResponderExcluir

Carinhos para a Nina