terça-feira, 10 de maio de 2011

Assunto de hoje: Banhos de sol

Muito se fala sobre os banhos de sol em bebês desde o nascimento até mais grandinhos. Eu sempre tive essa dúvida e conversando com algumas amigas, descobri que alguns médicos preferem, a partir de 3 ou 4 meses que a mãe comece a dar a Vitamina D em gotas (o famoso ADTil) e não a exponha mais ao sol, não pelo menos intencionalmente.
O que dizem sobre o ADTil 

"AD-TIL® contém a vitamina A, indispensável ao perfeito desenvolvimento dos processos metabólicos; atua no organismo, aumentando a resistência às infecções e concorrendo para a integridade dos epitélios. É fator importante no crescimento e desenvolvimento de crianças e lactentes. 

Específico na prevenção de xeroftalmia e ceratomalácia, o que leva à cegueira. Entra na composição da rodopsina, indispensável à adaptação da visão na obscuridade.
A vitamina D, outro componente de AD-TIL®, é por excelência anti-raquítica e fixadora do cálcio e fósforo. É, portanto, uma vitamina indispensável em qualquer época da vida humana. Influi no crescimento, desenvolvimento e na dentição."


Mas até que ponto ele substitui o sol? 
O pediatra da Nina, por exemplo, diz que o sol que ela toma de manhã, só dois frascos inteiros do tal complexo substituiria, portanto, seria defasada essa dose.

Outra questão é o tempo: uns dizem que no começo 5 minutos, depois vai-se aumentando até atingir 1 hora. Outros, dizem que independente da idade da criança, o mínimo pra se ter resultados são 12 minutos. Portanto, desde de sempre, 15 minutos é o suficiente, intercalando frente e costas.

Não se deve deixar o bebê totalmente nu, até porque na região da genitália pode haver restos de pomadas que contém óleos na mairia das composições, e que poderia queimar a pele do bebê. Expor braços e pernas, certificando que não está queimando demais, é o ideal.

Sobre o horário ideal, isso todo mundo deve saber: antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde.

Protetor solar? Só depois dos 6 meses, meus caros. A mãe aqui também comprou um super mega power plus para bebês e ouviu um sonoro "não pode ainda" do pediatra. Fué fué fué....

Portanto, solzinho neles, que os ossos, a dentição e tudo o mais agradece!!!

Nessa foto a Nina tinha poucos dias, tomando seu sol da Bahia...

não esqueça de proteger os olhos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carinhos para a Nina